Tratamos neste blog diversos assuntos ligados à educação,
tecnologia e ensino. Sempre me perguntei o que era e o que não era “educativo”,
quando penso em programas educativos de TV por exemplo, logo me vem à cabeça os
documentários do Discovery Channel com a luta incessante dos búfalos africanos
para atravessarem o rio antes de serem devorados por leões famintos, mas
parando para refletir, a série The Walking Dead não tem uma classificação
“educativa”, porém assistindo ao seriado aprendi o quanto é importante o espírito
de liderança, aprendi a importância de dar valor às coisas simples, adaptar-se
as novas mudanças, etc. Pois bem, vamos destrinchar o universo do “educativo”
em diversos outros posts, o de hoje, vou falar de algo que vi na TV por esses
dias.
Lá estava eu diante da TV assistindo ao telejornal, o âncora logo chamou a reportagem sobre o projeto de lei que proibia
o uso de celulares na escola, os vereadores da cidade estavam em uma ampla
discussão sobre a proibição ou não, como sempre, o estado disseminando suas
regras achando que sabe o que é melhor para a educação, enfim, em determinada
parte da reportagem iniciou-se a fala de uma professora da educação básica da
rede pública de ensino, suas palavras ecoam em minha mente até agora, disse
ela:
“Acho essa lei muito importante, pois para nós professores, é muito difícil
competir com a tecnologia, pois ela acaba sendo mais interessante que a aula.”
Eu fiquei extremamente chateado ao ouvir essas palavras, por outro lado, isso
explica o porquê dos jovens odiarem a escola. Infelizmente, o que vemos são
professores que encaram a tecnologia e a educação como “competição” onde um não
existe com o outro, onde celular na sala de aula é sinal de concorrência. Hora,
se seus alunos acham o celular mais interessante do que sua aula, penso que o
problema não está no celular, não é mesmo?
Os cursos e-learning são a prova de que a tecnologia pode ser usada a favor da
educação, o mesmo vale para os celulares, penso que o problema não são a
presença ou não dos aparelhos em sala de aula, mas sim, a forma com que ele é
utilizado, o mesmo se aplica a computadores. A tecnologia faz parte de nós,
ignorá-la é ignorância, a tarefa do bom educador é encontrar mecanismos que
aproximem o estudante das tecnologias, e não os afastem. Este é apenas mais um
desafio da educação, é preciso efetivar a produção do conhecimento utilizando
instrumentos estimulantes.
Professores, parem com esse desserviço. Atualizem suas práticas pedagógicas, abrir mão de implementar melhorias só para manter a “aula tradicional” é promover um verdadeiro holocausto tecnológico, não vamos manter aos alunos e a sí mesmos distantes do mundo que nos cerca.
Aqui vai uma dica, acessem o blog Professor wi-fi e conheça diversas dicas de
como utilizar a tecnologia no dia-a-dia da escola.

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